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BREVE HISTÓRIA

Quem não se encantou quando foi pela primeira vez ao cinema assistir a um filme? Imagine então como ficaram as pessoas que assistiram o primeiro filme do mundo. Até o início do século XVIII, as únicas formas encontradas pelo homem para conservar a imagem de uma paisagem ou pessoa era guardando-a na memória ou sendo retratada em tela por um pintor. Essa realidade mudou quando, na França, em 1826, o inventor Nicephóre Niepce conseguiu registrar uma paisagem sem pintá-la, demorou 14 horas para alcançar o feito. A imagem foi registrada com o auxílio de uma câmera escura numa placa de vidro. O filme fotográfico só foi inventado em 1879, por Ferrier e aperfeiçoado pelo americano George Eastman. Algum tempo depois os irmãos Lumière criaram o cinematógrafo, que era uma câmera de filmar e projetar imagens em movimento.

Com o cinematógrafo em mãos, os irmãos Lumière começaram a produzir seus filmes, cuja apresentação pública foi realizada pela primeira vez em 1895, na França. Para o público que assistiu ao filme aquilo era algo maravilhoso e surpreendente, pois até aquele momento a fotografia ainda era novidade. Foi pelo fato dos filmes não terem sons que surgiu a expressão “cinema mudo”, os atores falavam e em seguida surgia a legenda na tela. Um dos grandes destaques do cinema mudo foi Charles Chaplin.
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, Hollywood não é o maior produtor de filmes. A maior indústria cinematográfica do mundo na verdade é a Índia.
ALGUNS APARELHOS:

O Zootroscópio ou Daedalum descreve-o como sendo um cilindro oco tendo rasgadas nas bordas superiores um certo número de fendas espaçadas regularmente uma das outras. Qualquer desenho colocado no interior dos intervalos situados entre as fendas é visível através das fendas opostas. Se esses desenhos reproduzem as fases sucessivas de uma ação obtém-se, fazendo girar o cilindro, o mesmo efeito de movimento que se observa com o Fenaquistiscópio e/ou Estroboscópio, não havendo a necessidade de colar o olho ao aparelho, já que quando gira parece transparente e várias pessoas podem simultaneamente admirar o fenômeno.

O Daedalum foi rapidamente comercializado e passou-se a denominar de Zootroscópio. Forneciam-se com o aparelho coleções de fitas com desenhos que se colocavam e se substituíam na face interior do cilindro. Inventado em 1834 por William George Horner, partindo dos estudos de Simon Stampfer, trata-se de mais um dos brinquedos ópticos que permite visionar um movimento contínuo ou em ação cíclica.O Daedalum foi rapidamente comercializado e passou-se a denominar de Zootroscópio. Forneciam-se com o aparelho coleções de fitas com desenhos que se colocavam e se substituíam na face interior do cilindro. Inventado em 1834 por William George Horner, partindo dos estudos de Simon Stampfer, trata-se de mais um dos brinquedos ópticos que permite visionar um movimento contínuo ou em ação cíclica. O Fenaquistiscópio de projeção foi a tentativa de combinar o Estrosboscópio com a Lanterna mágica de modo a projetar as imagens. Para isso, coloca-se uma série de lanternas mágicas lado a lado mantendo-as focadas para o mesmo ponto numa tela. Cada lanterna tem uma figura com uma fase diferente de movimento. Correndo de uma lanterna para a outra com uma tocha, conseguiu-se criar uma seqüência de movimento. As experiências com as lanternas continuaram, e por volta de 1853, ao combinar um disco fenaquistiscópico com uma só lanterna mágica, tem-se um fenaquistoscópio de projeção. Quando o operador girava o disco, a lanterna projetava um movimento animado seqüencial numa tela. Esse aparelho foi criado por Baron Franz von Uchasius.

Praxinoscópio

O Praxinoscópio é um aparelho que projeta na tela, imagens desenhadas sobre fitas transparentes. A princípio uma máquina primitiva, composta por uma caixa de biscoitos e um único espelho. O praxinoscópio é aperfeiçoado com um sistema complexo de espelhos que permite efeitos de relevo. A multiplicação das figuras desenhadas e a adaptação de uma lanterna de projeção possibilitam a realização de truques que dão a ilusão de movimento.

Trata-se de uma variante do Zoótroscópio com uma diferença: as fendas do cilindro do Zoótroscópio foram substituídas por um jogo de espelhos retangulares que refletiam as imagens dando a mesma ilusão de óptica. Olhava-se para esse jogo de espelhos por uma espécie de pequena janela colocada entre o observador e o tambor giratório e onde Reynaud teve a idéia de meter décors fixos (substituíveis) que enquadravam convenientemente as figuras animadas. Desdobrava-se melhor os movimentos, o que tornava as figuras menos saltitantes. Este aparelho foi inventado em 1877 pelo francês Émile Reynaud.

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