Estudar nunca é demais!

Arquivo do blog

IRMÃOS LUMIÊRE

Os irmão Lumiêre são os realizadores dessa obra maravilhosa que é o cinema.Louis(o mais velho) e Auguste(o mais novo).

Na expectativa de ajudar seu velho pai que se achava na iminência de perder seu estúdio fotográfico, o maior de todos os seus bens, e a fim de sanar dívidas, eles empenharam-se em estudos profundos e sacrifícios sem fim no árduo desejo de realizar a maior de todas as ideias, que já existia a muito tempo, desde a criação da fotografia: A fotografia animada.

Auguste se esforçava para consolar e levar confiança a seu pai, enquanto Louis não largava o laboratório, sempre tentando descobrir a fórmula de uma nova emulsão fotográfica que iriam mais tarde revolucionar a fotografia mundial.

A amizade dos dois irmãos proporcionava grandes avanços no campo da fotografia.

Os irmãos Lumiêre aproveitaram diversas teorias tais como a dos raios entre cruzados, a câmara escura, a lanterna mágica, etc.,alem de várias leis ópticas de vital importância, para, tirando proveito geral de todas essas experiências, planejaram e executaram o primeiro aparelho cinematográfico pelo sistema de ANÁLISE INTERMITENTE DA IMAGEM, que veio de uma vez por todas, resolver o problema do cinema mundial. Estava numa noite de 1895, inventado, e logo depois, patenteado, o aparentemente imortal sistema CINEMATÓGRAFO, que vem resistindo milagrosamente a todo tipo de tecnologia até os dias de hoje.

E numa data inesquessivel de 22 de Março de 1895, apresentavam em sessão especial , a primeira exibição cinematográfica animada. Em 28 de Dezembro do mesmo ano, davam a primeira exibição pública mundial, no Grand Café de Paris, para apenas 35 espectadores.

A partir dessa data o cinema se alastrou pela França indo atingir as mais longínquas nações.Isso me lembra muito a história do Cristianismo, quando Jesus Cristo diz "IDE POR TODO O MUNDO".

No Brasil o motivo também é de orgulho, por ter sido o primeiro país da América do Sul, a fazer do cinema um espetáculo público, apresentando no teatro Lucinda do Rio de Janeiro em 15 de Janeiro de 1897 o primeiro projetor de fotografias animadas e no dia 30 do mesmo mês e ano, Sales Segretto iniciava a primeira temporada Carioca de cinema, no Salão Novidades à Rua do Ouvidor, n 141, empregando também um projetor Lumiêre, o que repercutiu em todas as cidades do país, conquistando todo o território brasileiro.

Como vemos, o cinema, como as grandes invenções, somente foi possível após enormes sacrifícios, estudos prolongados, dedicação e principalmente a perseverança de dois irmão iluminados que proporcionam até hoje, momentos de deslumbramento sem fim e carimbam dia após dia o cinema como a SÉTIMA ARTE.
Aos Inmão Lumiere nossos sinceros agradecimentos

Veja também


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça uma doação para a CACEMA Motion Picture

TOP COMENTÁRIOS