A grande febre do momento parece ser o tal de cinema 3d. Com a intenção de chegar o mais proscimo da realidade, o cinema 3d vem ganhando as bilheterias de cinema do mundo e do Brasil. É claro que no Brasil as coisas andam meio devagar, mas por pouco tempo.O processo de filmagens é baseado na utilização de duas câmeras que capturam a imagem em ângulos diferentes e depois são editados a 48 framers por segundo, 24 para o olho direito e 24 para o olho esquerdo.
Quanto a projeção, a luz do projetor chega até a tela em espiral e os framers se alternam, girando em sentido inverso uns dos outros. Um outro detalhe é o de que a tela que recebe o filme é refletiva(prateada) dando uma ideia de que a luz vai além de uma tela normal.
Para que os nossos olhos possam captar o efeito 3d é nesseçario a utilização de óculos especiais que possuem filtros de polaridade permitindo que cada olho capte o quadro referente ao mesmo. É como se uma pessoa visse a mesma coisa através de dois focos diferentes. Com base nessas duas imagens distintas, o cérebro nos engana formando uma terceira imagem que nos dá uma sena de terceira dimensão.
É bom lembrar que os filmes de cinema 3d não tem nada a ver com filmes feitos em 3d, isto é, com programas 3d como o Blender, o 3d max, o Maia, etc., o que não impede que sejam feitos filmes 3d para cinema 3d.
Um grande filme de cinema 3d no momento é sem dúvidas, AVATAR. Um filme de ficção científica escrito e dirigido por James Cameron cuja Premiere foi em Londres no dia 10 de Dezembro de 2009. James Cameron trabalhou no desenvolvimento do filme desde 1994. O orçamento oficial foi de 237 milhões de dólares e em menos de um mês já tinha superado a casa de um bilhão de dólares de faturamento, o que prova que o cinema 3d é a grande tendência do momento.
Quem viver.......verá...
Arquivo do blog
CINEMA 3D
Marcadores:
avatar,
cinema,
cinema 3d,
cinema arts,
digital cinema,
filme,
movie,
terceira dimenção
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário