Estudar nunca é demais!

Arquivo do blog

TÉCNICAS DE ROTEIRO

Depois de penar com a falta de ideias para a CACEMA, tive que me afastar de tudo e de todos, para aprender um pouco sobre aquilo que realmente faz a diferença em um filme, uma animação ou uma simples peça escolar: O ROTEIRO. Esse elemento é para muitos a peça principal de um filme, já que, incorpora todos os elementos da ação cinematográfica.
Afinal de contas, o que é o Roteiro? O roteiro é uma história contada em imagens, diálogos e descrições, localizada no contexto da estrutura dramática. E sobre uma ou mais "pessoas" em algum "lugar" ou alguns "lugares" vivendo uma ou mais "coisas". Talvez agora você diga: --Isso eu já sabia! Então porque continuamos sem inspiração?
Quebrando PARADIGMAS e seguindo regras.
Existem regras ou técnicas para se escrever um roteiro? Claro que sim.
Por mais que nos esforcemos na quebra de Paradigmas, não podemos nos distanciar de algumas regrinhas básicas na confecção de um Roteiro.
Um exemplo disso é: O que os roteiros tem em comum?
A resposta é muito simples: Um início, um meio e um fim, ainda que nem sempre estejam nessa ordem. Devemos inventar e reinventar na árdua missão da quebra de paradigmas, mas existem coisas que não mudam, para o bem de todos. Isto é o paradigma imutável de um roteiro.
Aristóteles definiu as três unidades de ação dramática: tempo, espaço e ação. A média de tempo dos filmes é de aproximadamente 100 minutos, o que dá 1 hora e 40 minutos. Uma página de roteiro equivale a um minuto de projeção. Não importa se o roteiro é todo descrito em ação, todo em diálogos ou qualquer combinação de ambos; em geral, uma página de roteiro corresponde a um minuto de filme. Então precisamos de 100 páginas para o nosso filme. Outro paradigma, mas que pode ser quebrado.
INÍCIO ou ATO 1:
O início, é uma unidade de ação dramática com aproximadamente trinta páginas e é mantido coeso dentro do contexto dramático conhecido como APRESENTAÇÃO. O roteirista tem aproximadamente trinta páginas para apresentar a história, os personagens, a premissa dramática, a situação (as circunstâncias em torno da ação) e para estabelecer os relacionamentos entre o personagem principal e as outras pessoas que habitam os cenários de seu mundo. Esta primeira unidade de ação dramática é a parte mais importante do roteiro, porque você tem que mostrar ao leitor quem é o seu personagem principal, qual é a premissa dramática da história (sobre o que ela trata) e qual é a situação dramática (as circunstâncias em torno da ação). A premissa dramática é o assunto de que o filme trata; ela fornece o impulso dramático que move a história para a sua conclusão. Já nesse ato você pode diminuir o tempo até para 10 páginas. E claro que, para isso você deverá ter um pouco mais de esperiencia.

Continua em técnicas de roteiro parte 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça uma doação para a CACEMA Motion Picture

TOP COMENTÁRIOS